Toxina Botulínica
DOR DE CABEÇA AGORA É PROBLEMA PARA DENTISTA !
Enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, dor no pescoço, dor nos ombros, muita gente padece com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução!
Você sabia que essa solução pode ser encontrada dentro de um consultório odontológico? Dores como essas podem possuir sua causa no “stress” muscular ou mesmo emocional e por funcionamento inadequado do sistema mastigatório (uma parafunção). O problema possui crescimento do tipo “bola de neve”, ou seja, vai aumentando com o tempo podendo criar raízes emocionais que levem a uma depressão! O problema, muitas vezes, pode ser resolvido de forma simples, dependendo unicamente do correto diagnóstico.
O bruxismo (ranger de dentes) ou o imbricamento dentário (apertamento) levam a um “stress” da musculatura envolvida (são horas seguidas de funcionamento muscular anormal!) que pode resultar numa fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansaço muscular: dor de queimação. Um dos principais músculos envolvidos é o masseter e a dor costuma se localizar na região das têmporas (entre o final das sobrancelhas e o ouvidos). No caso de processo inflamatório as dores são piores e o inchaço, inerente à inflamação, pode pressionar um conhecido nervo que fica na região, o trigêmeo e causar a tão temida neuralgia do trigêmeo.
A dor é intensa e difusa! O diagnóstico correto é fundamental, pois há casos de exodontia (extração) de todos os dentes devido às dores, sendo que o problema poderia ser resolvido de maneira muito mais simples.
A abordagem odontológica para esses problemas é razoavelmente recente e talvez por isso não seja tão conhecida. Em contato com profissionais familiarizados com esses problemas, é possível reconquistar prazeres fundamentais ao bem estar, muitas vezes a tempo perdidos!
Em 15 de outubro de 2010 o FDA, órgão regulatório de medicamentos nos Estados Unidos (o equivalente a ANVISA do Brasil), aprovou o uso das aplicações de Botox®, a toxina botulínica tipo A, para o tratamento da enxaqueca crônica. Recentes estudos clínicos mostraram que o ‘Botox’ aplicado em certos pontos na cabeça resultaram em melhora significativa de enxaquecas crônicas, que são dores freqüentes sentidas mais do que 15 dias por mês, ou seja, mais dias com dor do que sem dor.
Em junho de 2011, a ANVISA liberou a utilização no Brasil da toxina botulínica para tratamento de enxaqueca crônica.
A aplicação da toxina botulínica deve ser feita em alguns pontos específicos, diferente para cada paciente , e dependendo de cada queixa especifica do paciente. Para isso, é necessário um diagnostico diferencial, feito por profissionais habilitados e preparados para tais procedimentos.